-->

sábado, 16 de maio de 2009

A Lei dos Três R's

A política dos três R's surgiu nos anos 90, pela necessidade de tomar uma atitude relativamente à degradação do planeta Terra, levou-nos a reeducar os nossos hábitos para, por exemplo, começarmos a separar os lixos domésticos, fazendo nascer uma nova consciência ambiental.


Todos nós produzimos lixo. Geralmente nem pensamos nele, simplesmente o deitamos fora. Porém, o mundo está cada vez mais sem espaço para guardar todo o lixo que se tem vindo a acumular, tendo tendência a tornar-se um risco para a saúde.
  • Queimar o lixo polui o ar, sendo que as cinzas são tóxicas:

  • Depositar o lixo residual nos rios e lagos, polui a água para consumo do Homem e destroi habitats:

  • Outra prática usual é depositar o lixo nas lixeiras ce céu aberto ou enterrá-lo no solo. O lixo enterrado pode conter substâncias tóxicas e prejudiciais que se infiltram no solo e poluem o abastecimento de água nos aquíferos, tendo consequências desfavoráveis, por exemplo na agricultura:

Há três coisas que podemos fazer para limitar o impacto do lixo sobre o meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.

  • REDUZIR: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer as compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • REUTILIZAR: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos.
  • RECICLAR: transformar o resíduo, aproveitando a matéria prima que o constitui, para fabricar novos produtos, quando este já não pode ser reduzido ou reutilizado. A prática da reciclagem beneficia tanto a nível ambiental como energético.

Os bons hábitos começam em casa, faça a diferença e tente contagiar os outros, aderindo à prática da reciclagem através da separação dos resíduos pelos eco-pontos correspondentes: Amarelo: metais e plásticos; Azul: papel e cartão; Verde: vidros.

Basta um pequeno esforço e nalguns casos de uma mudança de rotina diária para passarmos a tomar o comportamento de "amigos do Ambiente", o esforço neste caso é mínimo comparado com os enormes benefícios que dai poderão advir.

CURIOSIDADES:

Sem comentários:

Enviar um comentário